segunda-feira, 7 de março de 2011

A lenda sobre a rede de dormir



 Conta uma lenda dos Índios Araras, que vivem as margens do rio Mapiá, afluente do Madeira que, há muitos e muitos anos, os homens ainda não conheciam a rede de dormir. Por isso, dormiam no chão, forrado de folhas secas ou então nos galhos das árvores, como os macacos.

Um belo dia, o pajé Tamaquaré, que ia se casar com uma irmã do deus Jurupari disse ao poderoso cunhado que não queria mais dormir no chão ou nas árvores, como os outros homens, com medo de que sua bela e jovem esposa fosse atacada pelos animais selvagens. Jurupari pediu então ao tucano que ensinasse a Tamaquaré como fazer a rede de dormir. E esse pássaro (que então tinha um bico pequeno e um canto mavioso, além de voar muito alto e a grandes distâncias) fez uma bonita rede trançada com cipós, pendurando-a nos galhos mais altos de uma árvore frondosa. Nela o jovem casal podia dormir em paz e segurança, protegido dos olhares dos outros homens e fora do alcance dos animais ferozes.

Tamaquaré ficou muito contente, recomendando o tucano que não contasse o segredo da rede a ninguém, Mas, na festa do casamento, o pássaro que estava muito orgulhoso do seu trabalho, tomou muito caxiri, ficou bêbado e contou a todo mundo o segredo da rede. Furioso, Tamaquaré pegou o tucano pelo bico e, puxando-o com força, lançou sua maldição: “a partir de agora, você vai ter um bico enorme e um canto feio, como castigo por falar demais. E também um voo curto, para não descobrir onde vou dormir com minha esposa”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: